Jovem Aprendiz Sabesp 2019: Inscrições

Conheça todos os detalhes sobre o Concurso Jovem Aprendiz Sabesp 2019 e não perca essa grande oportunidade de trabalho



Interessado nas vagas de Jovem Aprendiz Sabesp 2019? O programa Jovem Aprendiz foi um mecanismo criado pelo governo federal para incentivar empresas a criarem programas de aprimoramento no aprender dos jovens e auxiliá-los na conquista de experiência e colocação no mercado de trabalho.

As empresas “montam” a carga horária do aluno em conjunto com o horário de aula, para evitar incompatibilidade. O jovem tem seu primeiro contato com o mercado de trabalho sem largar os estudos, se entrosando e desenvolvendo habilidades para trabalho.

O programa tem duração de até dois anos. Não são todas as empresas que as tem, por isso é necessário se informar se a que procura tem, e o que fornecem (bolsa auxílio, vales e etc.).

A companhia SABESP abriu nesse mês de março o concurso de jovem aprendiz no Estado de São Paulo, com mais de 500 vagas.

Veja a seguir quais são os pré-requisitos, onde se inscrever e o que está proposto!

Pré-requisitos do Concurso Jovem Aprendiz Sabesp 2019

Para os interessados em ingressar sua carreira profissional na SABESP, é necessário ter entre 14 anos e, no máximo, 22 anos e 6 meses. A disponibilidade tem que ser no período vespertino (de tarde).

O jovem aprendiz será submetido a dois momentos de seu “trabalho”: parte dele ficará em curso, no apoiador do concurso: o SENAI-SP, e o outro executando suas respectivas funções de assistente administrativo na companhia.

A isenção da taxa de inscrição só pode ser isentada por completo em caso do inscrito ter doado sangue nos últimos 12 meses, pelo menos, 3 vezes.

E para ter direito a ser isento de 50% desse valor, exige-se que o candidato esteja cursando algum tipo de graduação (faculdade, ensino-médio) ou curso pré-vestibular além de estar desempregado ou renda menor que dois salários mínimos.

jovem aprendiz sabesp

(Foto: colindullaghan)

O valor, sem qualquer desconto, da matrícula é de R$ 55,00.

O limite de 22 anos e 6 meses é pelo fato de o contratado ter que concluir o curso proposto pelo SENAI-SP antes dos 24 anos de idade (pois, perante a constituição, o programa Jovem Aprendiz é para jovens de até 24 anos).

Vagas para Jovem Aprendiz Sabesp 

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) fornece 519 vagas com o programa para exercer a função de assistente administrativo.

Todo o processo de seleçãoserá organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) com a assistência, apoio, do SENAI-SP.

O programa terá um contrato de 18 meses (ou 1 ano e 6 meses). Após o primeiro ano de serviço, 30 dias de férias sendo obrigatório o recesso estar conjugado com o escolar (ou seja, os dois terão que ser simultâneos).

A SABESP dará uma bolsa auxílio no valor de R$ 499,00, incorporado com vale transporte, vale refeição, seguro pessoal e assistência médica.

O novo funcionário estará sobre regime de 4 horas diárias (20 horas semanais). Portanto, 2 dias estará de folga, semanalmente.

As cidades oferecem um número de vagas distintas e o candidato pode escolher a região para exercer as atividades do programa Jovem Aprendiz Sabesp. O número aberto para cada cidade é determinado de acordo com a demanda de cada região.

No edital do processo seletivo, no site da Fundação Carlos Chagas, é possível encontrar o edital com todas as especificidades (como quantas vagas estão disponíveis para cada cidade do Estado de São Paulo).



Inscrições pela internet

Todo o processo seletivo, como já fora adiantado, será realizado pelo site da Fundação Carlos Chagas. Por conseguinte, a solicitação da isenção (seja ela parcial ou integral) e a inscrição no concurso serão por tal instituição.

Para efetuar a inscrição pela internet, primeiramente informe seu CPF e clique no botão acessar. A partir daí, aparecerá uma ficha de cadastro onde deve preencher com RG, sexo, data nascimento, país de origem, nome seu e de sua mãe, estado civil e endereço.

Após preencher, clique ao fim no botão de confirmação e, na condição de que tudo fora preenchido corretamente, o site lhe direcionará a outro “ramal”.

Direcionado, você deverá conferir se seus dados condizem com a verdade, escolherá o local que realizará a prova, solicitará, ou não, aplicação especial da prova em caso de deficiência, declarará sua cor e etnia e, após tudo conferido, prossiga.

concurso jovem aprendiz sabesp

(Foto: Sabesp)

Feito tudo isso, sua inscrição foi realizada com sucesso e só lhe resta imprimir o boleto e pagá-lo até dia 08/04/2019!

Etapas do Concurso

O procedimento de seleção do concurso tem seu pontapé de partida pela prova objetiva – tudo indica que ocorrerá no dia 05/05/2019 – com tempo restringido a 03h30min.

O método avaliativo (prova) terá 60 questões, sendo dissolvidas em 4 matérias: 20 de matemática, 20 de língua portuguesa, 10 de história e 10 de geografia.

As matérias não terão peso maior ente elas (cada uma valerá um ponto). Sendo assim, a prova terá nota máxima de 60 pontos e, para o estudante ser aprovado, a pontuação mínima é de 1/3 da prova – 20 pontos.

Se por um lado as questões não terão peso maior no desenvolvimento da nota, a regra altera-se em caso de empate. Se dois candidatos ocorrem de ter a mesma pontuação, serão esses, respectivamente, os critérios para desempate.

1º Maior nota na disciplina de Língua Portuguesa.

2º Maior nota na disciplina de Matemática.

3º Maior nota na disciplina de História.

4º Quem tiver idade superior.

Em um cenário hipotético de aprovação, o aprovado no concurso do Programa Jovem Aprendiz Sabesp 2019 deverá passar por um novo exame: o exame médico pré-admissional.

Enfim! Desejamos boa sorte!




Jovem Aprendiz Sabesp 2019: Inscrições
Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *