Jovem Monitor Cultural 2019: Inscrição

Participar do Programa Jovem Monitor Cultural 2019 pode ser uma oportunidade para aumentar a sua experiência profissional.



As inscrições para o Programa Jovem Monitor Cultural 2019 já estão abertas e jovens com idade entre 18 e 29 anos já podem ser inscrever para aproveitar essa grande oportunidade. O projeto foi criado em 2008, começou de forma modesta, mas tem chamado bastante atenção nos últimos anos.

Se você ainda não conhece o projeto ou não sabe como fazer a inscrição no Programa Jovem Monitor Cultural 2019, não deixe de acompanhar todas as informações deste post. Afinal, tudo que você precisa saber foi separado por aqui. Assim, você saberá exatamente como participar.

O que é Programa Jovem Monitor Cultural?

Para começar, é bom citar que o Programa Jovem Monitor Cultural 2019 já está com as inscrições abertas e possui um edital explicando tudo, nos mínimos detalhes. Para essa edição, a expectativa é que, pelo menos, 225 vagas sejam preenchidas.

jovem monitor cultural

Foto: Respeitar é Preciso!

O projeto foi criado em 2008, na cidade de São Paulo, com a intenção de recrutar jovens para estimular, através de atividades culturais, a integração socioeconômica. Isto é, através da cultura, os monitores motivam outros jovens a expandirem seus horizontes.

O Programa é regulamentado pela Secretaria Municipal de Cultura (do município de São Paulo). Dentre o conjunto de normas que norteiam o projeto, as regras para a investidura nos cargos e as características exigidas dos futuros monitores são pontos que merecem destaque.

Quem pode participar

Antes de realizar a inscrição no Programa Jovem Monitor Cultural 2019, o postulante ao cargo deverá ter a noção de que a remuneração consiste em um auxílio mensal de R$ 1.000,00, com auxílio refeição de R$ 10,00 por cada dia de atuação. Além de um apoio para custear o transporte.

jovem-monitor-cultural

Foto: Jornal SP Norte

Além do mais, é necessário atentar para o fato de que apenas um grupo específico de jovens poderá concorrer aos cargos. Essas regras foram definidas em edital. Confira:

  • Ter idade entre 18 e 29 anos;
  • Residir na cidade de São Paulo;
  • Ter o ensino médio concluído;
  • Ter disponibilidade para cumprir uma carga horária de 6 horas por dia.

Cabe lembrar que, de acordo com algumas regras do edital, os jovens que pertencem a famílias de baixa renda ou vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica terão preferência.

Período de inscrição

Caso você esteja dentro das regras, poderá realizar a inscrição no Programa Jovem Monitor Cultural 2019. Nesse caso, o período de inscrição vai do dia 31 de maio até o dia 30 de junho de 2019.

O processo seletivo será dividido em etapas. Após a inscrição, os candidatos passarão por um processo de triagem. Aqueles que forem aprovados serão avaliados em uma dinâmica de grupo. Para encerrar, será feita uma rodada de entrevistas, com validação de documentos. Os documentos exigidos são os seguintes:

  • Cópia simples do RG;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Currículo atualizado;
  • Comprovante de conclusão do ensino médio;
  • Comprovante de participação em programas de estágio da Prefeitura de São Paulo (se o candidato tiver participado).

Como se inscrever

Agora que você já sabe sobre todos os aspectos mais importantes para participar do processo seletivo, poderá realizar a inscrição. Para tanto, acompanhe o seguinte passo a passo:



  • Vá até a página de inscrição. Nesse caso, você deverá fazer o login com uma conta do Google;
  • O formulário é bem intuitivo. Logo, bastará inserir as informações solicitadas e ir clicando no botão “Próxima”;
  • Lembre-se de checar as informações de contato para poder ficar por dentro das novidades;
  • Após preencher tudo, você deverá aguardar. Caso você esteja entre os participantes da fase seguinte, receberá uma notificação.

Portanto, participar do Programa Jovem Monitor Cultural 2019 pode ser uma oportunidade para aumentar a sua experiência profissional em ambientes voltados às artes e à cultura. Sendo assim, se você atende ao requisitos, não deixe de ingressar nesse processo seletivo tão interessante.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *