O que é um Jovem Aprendiz?

Confira as oportunidades dos programa Jovem aprendiz e inicie sua carreira profissional de forma garantida



O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal que foi criado a partir da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de incentivar as empresas a desenvolver programas de aprendizagem que visam a formação profissional de adolescentes e jovens de todo o país.

O programa é constituído por  um curso de aprendizagem gratuito  e tem duração de até dois anos. Durante este período, o aprendiz vai receber os ensinamentos,  teóricos (em sala de aula) e práticos (na empresa).

O jovem aprendiz receberá treinamento para melhorar suas habilidades em áreas em que irá  atuar na empresa. Desta forma, ele tem a chance de enfrentar o dia-a-dia na empresa e, ao mesmo tempo, aprender uma profissão.

Lei do Jovem Aprendiz

jovem aprendiz

Todos os assuntos relacionados com o programa do jovem aprendiz é tratado na chamada Lei da Aprendizagem (10.097/00).

Essa lei tem como objetivo incentivar o trabalho de jovens no país, e minimiza a grande dificuldade que os jovens tem de encontrar seu primeiro emprego.

A lei determina que empresas de médio e grande porte são obrigadas a reservar uma parte do quadro de funcionários para a contratação do jovem aprendiz.

O tempo de trabalho do aprendiz pode ser diferente do tempo na escola, porque, em  qualquer hipotese pode  atrapalhar o desempenho na escola.

O Jovem Aprendiz como Funciona ?

A primeira coisa que você deve fazer para se tornar um jovem aprendiz, é averiguar as  empresas em sua cidade que oferecem programas de aprendizagem.

Após isso, é hora de entrar em contato com eles para saber como e quando eles vão oferecer  as vagas (não tenha vergonha de perguntar).

Outra forma de participação é fazendo inscrição  nos cursos de jovem aprendiz do Espro e Ciee.

Essas instituições têm parcerias com várias empresas no Brasil. Na maioria das vezes, elas são responsáveis pela seleção e administração de cursos profissionalizantes. Onde o aprendiz vai aprender a futura profissão.



Leia mais:
Como se vestir em uma entrevista de emprego para Jovem Aprendiz
Menor Aprendiz Sine 2017 – Vagas, Cadastro

O que é um Jovem Aprendiz?

Foto: ExpertBeacon

Quem pode participar do Programa Jovem Aprendiz?

Para participar do programa você deve estar com idades entre 14 e 24 anos. No entanto, fica a critério da empresa definir a idade mínima, não inferior a 14 anos, e a máxima, não ser acima de 24 anos. Com exceção dos candidatos portadores de deficiência, sem limite de idade.

Os candidatos ainda devem estar matriculados ou ter concluído a educação básica (ensino médio). Lembrando que os estudantes das escolas públicas poderão ter preferência na seleção, já que o programa também tem o objetivo de inclusão social.

A frequência e o desempenho na escola podem fazer a diferença na hora do processo de seleção.




O que é um Jovem Aprendiz?
Avalie!

One thought on “O que é um Jovem Aprendiz?

  1. sabrina bruno disse:

    Lojas americana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *