Quem pode ser contratado como Menor Aprendiz?

São muitas as dúvidas dos jovens que almejam uma vaga de Menor Aprendiz, por isso a informação é essencial nessa busca pelo primeiro emprego



Saiba aqui quem pode ser contratado como Menor Aprendiz e também como se tornar um.

Se você tem entre 14 e 17 anos de idade e está em busca do tão sonhado primeiro emprego, este artigo sobre o Menor Aprendiz é para você!

O que é o Programa de Menor Aprendiz?

Menor Aprendiz é o programa de aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego que tem como objetivo diminuir o índice de desemprego entre os jovens.

Não há dúvidas de que a formação técnica e profissional dos adolescentes amplia a possibilidade de inserção dos mesmos no mercado de trabalho e essa formação é melhor realizada por meio de programas de aprendizagem.

ser menor aprendiz

O processo seletivo para Jovem Aprendiz das grandes empresas geralmente inclui provas teóricas (Foto: 2017 Brasil)

O programa de aprendizagem nada mais é que um programa técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas. Deve acontecer sob a orientação de uma entidade qualificada em formação técnico-profissional e de acordo com todas as diretrizes legais do Ministério do Trabalho e Emprego.

Quem pode ser contratado como Menor Aprendiz?

Quem pode trabalhar como Menor Aprendiz e trabalhar como tal, são os menores com idade entre 14 e 17 anos. No entanto, no caso do aprendiz ser uma pessoa com deficiência não haverá limite máximo de idade para a contratação.

Os candidatos que querem conquistar um trabalho como Menor Aprendiz não precisam ter experiência profissional. O interesse do programa é justamente facilitar o primeiro emprego do menor que deseja trabalhar em determinada empresa.

Geralmente, é solicitado apenas a conclusão do ensino fundamental ou o comprovante do ensino médio em curso, bem como a inscrição em um programa de aprendizagem.

Leia mais: Como se vestir em uma entrevista de emprego para Jovem Aprendiz

Veja também: Menor Aprendiz Seguradora Líder DPVAT 2017

Como ser um Menor Aprendiz?

O Programa do Menor Aprendiz é regulado pela Lei de Aprendizagem, que determina que as empresas, de médio e de grande porte, bem como os órgãos públicos, contratem um número específico de aprendizes.

programa de aprendizagem

(Foto: Prefeitura de Campo Verde)

Assim, pesquise quais empresas da sua cidade ou região possuem vagas para menores aprendizes. Faça uma lista das empresas pelas quais você se interessa em trabalhar, levando em conta o seu horário disponível, o tempo de deslocamento e distância até o local de trabalho, bem como a afinidade com a área de atuação da empresa.

Visite o site de cada uma delas e procure saber quando estarão abertas as vagas para o programa de aprendizagem.

Procure também informações em entidades que desenvolvam programas de aprendizagem em todo o Brasil.

Envie seu currículo ou faça a inscrição através do próprio site das empresas escolhidas por você e aguarde ser chamado para a entrevista de emprego.

Fique atento ao seu currículo! Ele deve ser claro e objetivo, trazendo apenas informações úteis. Se você realmente não tiver nenhuma experiência de trabalho é interessante destacar em seu currículo trabalhos escolares e atividades extracurriculares. Vale a pena também mencionar experiência de voluntariado, participação em equipes esportivas e qualquer outra atividade que demonstre responsabilidade e comprometimento.

contratado como Menor Aprendiz

(Foto: Via Carreira)

Fique atento também aos documentos necessários:

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de escolaridade
  • Autorização para trabalhar assinada pelos pais ou responsáveis legais
  • Carta de apresentação da escola

Quais os direitos do Menor Aprendiz? 

O contrato de trabalho de um Menor Aprendiz não poderá ultrapassar 02 anos de duração, com carteira de trabalho devidamente assinada.

É também direito do Menor Aprendiz a inscrição na Previdência Social, salário equivalente a horas trabalhadas, 13º salário, recolhimento do Fundo de Garantia (FGTS) e todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos por lei aos demais trabalhadores.

Além disso, as férias do trabalho devem coincidir com as férias escolares.




Quem pode ser contratado como Menor Aprendiz?
5 (100%) 7 votes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *