Salário de Menor Aprendiz tem descontos?

Salário de Menor Aprendiz tem descontos? Essa é uma das maiores dúvidas que os jovens que estão ingressando nesse programa de aprendizagem possuem. Programa esse que, através de um conteúdo pedagógico desenvolvido por meio de atividades teóricas e práticas, sob a orientação de entidade qualificada em formação profissional, auxilia o desenvolvimento e crescimento profissional de diversos jovens.

Logo abaixo você poderá saber quais são os descontos permitidos no salário de um Menor Aprendiz e aprender um pouco mais sobre esse tipo de trabalho.

Salário de Menor Aprendiz tem descontos?

Jovem aprendiz é aquele jovem que deseja alcançar um desenvolvimento e crescer na profissão dentro de uma área de atuação específica. O Programa Jovem Aprendiz vem beneficiando, todos os anos, milhares de jovens que valorizam a educação e desejam realizar sonhos. É a descoberta de oportunidades e a possibilidade de inserção no mundo do trabalho.

Foto: Haikudeck
Foto: Haikudeck

Muitas são as dúvidas que surgem aos jovens e adolescentes que participam do Programa Jovem Aprendiz, como por exemplo: o que é preciso para se tornar um Aprendiz, se o salário de Menor Aprendiz tem descontos, qual a jornada de trabalho permitida, dentre muitas outras questões.

Primeiramente, para se tornar um Jovem Aprendiz, é necessário que ele tenha entre 14 e 24 anos, esteja cursando ou tenha concluído o ensino fundamental e esteja, também, matriculado em curso de Aprendizagem do Espro.

Leia mais: Como se inscrever no Menor Aprendiz CIEE

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Para os que não concluíram ensino fundamental, a jornada máxima de trabalho permitida é de 06 horas diárias e, para aqueles já concluíram, são permitidas 08 horas diárias de trabalho.

O que pode descontar do Menor Aprendiz

Outra dúvida bastante frequente é a respeito do que pode ser descontado no salário desses jovens e adolescentes. De acordo com a CLT, apenas são permitidos descontos legais, como INSS (empregado 8%), falta injustificada, vale transporte em até 6%, caso o Aprendiz opte por receber o benefício, participação em vale alimentação, refeição e convênio Médico e Odontológico, quando o Aprendiz concordar com tais descontos para receber os benefícios, descontos de adiantamentos resultantes de dispositivos de lei ou de contrato coletivo e descontos de contribuições sindicais.

Para tirar todas essas dúvidas, basta acessar o site do Expro e se informar.

Relacionadas:
Jovem Aprendiz Itaú 2019: inscrições, requisitos

O Programa Jovem Aprendiz Itaú 2019 dá início a uma nova fase de contratações para todos aqueles jovens que desejam Read more

Jovem Aprendiz Magazine Luiza 2018: Inscrições abertas, cadastro, salário

Quer se tornar um Jovem Aprendiz Magazine Luiza? Selecionamos informações importantes para você sobre esse assunto! O Magazine Luiza é Read more

Jovem Aprendiz TIM 2018: vagas, salário, inscrições

Trabalhar como Jovem Aprendiz TIM é uma ótima maneira de iniciar a construção de um currículo para o mercado de Read more

Correios Jovem Aprendiz 2018 – Vagas, inscrições, edital, salário, requisitos

O Programa Jovem Aprendiz Correios está com seu processo de inscrição em aberto para 500 vagas. O projeto existe como Read more

Comments 16

  • Ola, sou menor aprendiz e ganho meio salario. porem o INSS eles descontam de mim como seu eu ganhasse um salario minimo (937,00) isso esta certo por lei?

  • Boa Tarde,

    Agora que a nova CLT está valendo, pessoas que recebem menos que um salário mínimo terão que pagar 8% sobre a diferença do salário e o salário mínimo, gostaria de saber se o mesmo se aplica ao menor aprendiz ou se tem uma legislação diferenciada.

  • sou jovem aprendiz e eu deveria receber 624 reais mas como eles cobram 8% do i.n.s.s eu fico com 574 , acho isso um absurdo.

  • Oi, trabalho de menor aprendiz recebendo R$589,00 de salário, gostaria de saber se são apenas os 8% descontados do salário, pois é meu primeiro emprego então não estou muito bem informado.

  • N E Q TEM Q SER LVL 13 E TER TUDO MAXIMIZADO NO C.R BLZZ BJSSSSSS

  • Boa tarde, minha filha trabalha como menor aprendiz e além de porcentagem da passagem e do INSS vem desconto de Contribuição federativa todo mês, no valor aproximadamente de R$ 30,00. Esse desconto é obrigatório??

  • Para empresa, o jovens aprendiz, o valor descontado do INSS será repassado na guia de GPS. Tem alguma dedução ou porcentagem a menor nos cálculos de Terceiro e para da empresa (lucro presumido), OU paga o valor igual de funcionário clt,

  • Olá boa tarde, sou jovem aprendiz, e queria saber se eles pode descontar passagem sendo que eles não pagam a passagem completa só ajudam com 20,00 reais

  • Quanto eu vou ganhar no final do mês como jovem aprendiz se eu ganhar 4,26 a hora .4 horas por dia?

  • sou jovem aprendiz , ganho 499,00 por mes, o desconto do meu fgts está sendo de 8% no caso 39,92, no caso estou recebendo 459,90 , isso está certo ? o FGTS do jovem aprendiz não discontado apenas 2%? e o INSS é de 8%… poderiam me explicar ??

    • O FGTS não é descontado do colaborador, peça explicação para o seu RH, pois você deve estar entendendo o holerite errado, já o INSS é devido os 8% que é repassado ao governo, além desses descontos tem os demais que está explicado na matéria acima.

  • Oi boa tarde, eu recebo 871,74 reais como jovem aprendiz, e eles descontam 8% do meu salario que são 69,73 reais. Lá também aparece numa coluna escrito “Referencia” 30 reais, isto está certo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *