Salário de Menor Aprendiz tem descontos?

Salário de Menor Aprendiz tem descontos? Essa é uma das maiores dúvidas que os jovens que estão ingressando nesse programa de aprendizagem possuem. Programa esse que, através de um conteúdo pedagógico desenvolvido por meio de atividades teóricas e práticas, sob a orientação de entidade qualificada em formação profissional, auxilia o desenvolvimento e crescimento profissional de diversos jovens.

Logo abaixo você poderá saber quais são os descontos permitidos no salário de um Menor Aprendiz e aprender um pouco mais sobre esse tipo de trabalho.

Salário de Menor Aprendiz tem descontos?

Jovem aprendiz é aquele jovem que deseja alcançar um desenvolvimento e crescer na profissão dentro de uma área de atuação específica. O Programa Jovem Aprendiz vem beneficiando, todos os anos, milhares de jovens que valorizam a educação e desejam realizar sonhos. É a descoberta de oportunidades e a possibilidade de inserção no mundo do trabalho.

Foto: Haikudeck
Foto: Haikudeck

Muitas são as dúvidas que surgem aos jovens e adolescentes que participam do Programa Jovem Aprendiz, como por exemplo: o que é preciso para se tornar um Aprendiz, se o salário de Menor Aprendiz tem descontos, qual a jornada de trabalho permitida, dentre muitas outras questões.

Primeiramente, para se tornar um Jovem Aprendiz, é necessário que ele tenha entre 14 e 24 anos, esteja cursando ou tenha concluído o ensino fundamental e esteja, também, matriculado em curso de Aprendizagem do Espro.

Leia mais: Como se inscrever no Menor Aprendiz CIEE

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Para os que não concluíram ensino fundamental, a jornada máxima de trabalho permitida é de 06 horas diárias e, para aqueles já concluíram, são permitidas 08 horas diárias de trabalho.

O que pode descontar do Menor Aprendiz

Outra dúvida bastante frequente é a respeito do que pode ser descontado no salário desses jovens e adolescentes. De acordo com a CLT, apenas são permitidos descontos legais, como INSS (empregado 8%), falta injustificada, vale transporte em até 6%, caso o Aprendiz opte por receber o benefício, participação em vale alimentação, refeição e convênio Médico e Odontológico, quando o Aprendiz concordar com tais descontos para receber os benefícios, descontos de adiantamentos resultantes de dispositivos de lei ou de contrato coletivo e descontos de contribuições sindicais.

Para tirar todas essas dúvidas, basta acessar o site do Expro e se informar.

Comments 18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *