Vagas para Jovem Aprendiz 2018 com deficiência: PCD

Antes, a faixa etária das vagas para jovem aprendiz com deficência era limitada a 24 anos, mas atualmente não há limite de idade

Saiba aqui sobre a contratação de pessoas com deficiência, as vagas para jovem aprendiz e quais são as exigências para quem deseja participar.

Diversas empresas de todo o país participam do Programa de Jovem Aprendiz, criado para oferecer vagas para jovens e também para os que se enquadram nos requisitos. Para 2018, algumas já possuem seleção de candidatos.

O programa é uma excelente forma de ingresso ao mercado de trabalho. São oferecidas oportunidades para exercer atividades profissionais e de qualificação para o mercado de trabalho, além de bolsa auxílio, benefícios trabalhistas e carga de trabalho reduzida.



O processo de seleção pode ser feito pela própria instituição que oferece a vaga. O interessado deve estar atento às exigências para participar.

Jovem Aprendiz PCD 

Toda instituição deve ter entre 5 e 15% de vagas reservadas para PCD, segundo a lei vigente.

A aprendizagem profissional visa capacitar a todos que tenham os requisitos de idade e escolaridade, também sendo válido para os estudantes deficientes.

Os locais que admitem esses estudantes, têm acesso a diversos benefícios oferecidos pelo Governo Federal, sendo uma forma de incentivo para a contratação.

Jovem Aprendiz PCD 

Há incentivos fiscais e tributários para empresas que contratam aprendizes com deficiência (Foto: Jumper Cursos)

Alguns dos benefício oferecidos são:

  • Sem acréscimo na contribuição para a previdência, desde que estejam cadastradas no Simples Nacional;
  • Não necessita cumprir o aviso Prévio remunerado;
  • São isentas de multa de rescisão;
  • 2% de contribuição ao FGTS, sendo 75% mais baixa que a normalmente praticada no país;
  • Além de outros benefícios.

Veja mais: Sabesp Jovem Aprendiz 2018 – Edital, vagas

Vagas para Jovem Aprendiz com deficiência 

A vagas para pessoas com deficiência, seguem as seguintes regras:

  • Indivíduos de qualquer idade podem participar do programa, desde que façam parte do PCD, pois a regra de idade para outros candidatos é de 14 até 24 anos. Para PCD não a limite de idade;
  • Não há limite de contrato, sendo válido somente se o indivíduo não possuir outro vínculo empregatício ou como MEI (Micro Empreendedor Individual). Já para os candidatos que não se encaixam na regra, o contrato é de até 2 anos;
  • Dentre outras determinações previstas em lei.

Uma das formas de participar das vagas disponíveis para pessoas com deficiência é pelo portal na internet, Deficiente Online, onde são oferecidas mais de 4 mil vagas, entre elas para aprendiz.



O Portal do Nube Estagiários também oferece essa oportunidade, o cadastro pode ser feito diretamente no site, de forma gratuita.

 

vagas para jovem aprendiz

(Foto: Jornal de Jundiaí)

O site Espro (Ensino Social Profissionalizante) também possui lista de vagas e de empresas para participação.

Para conferir as vagas e localidades é só verificar as vagas dispostas e fazer o cadastro online nos portais indicados. 

Saiba ainda: Inscrições Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2018

Lei Aprendiz: PCD 

A lei de cotas ( 8213/91) criada para regulamentar a oferta de vagas de trabalho as pessoas com deficiência. A Lei estabelece diversas normas, benefícios e providências as empresas que contratam esse trabalhadores.

Dentre uma das mais importantes é a contratação de no mínimo 2%  a 5% de pessoas nessas condições, conforme o número de funcionários da instituição contratante.

Todas as empresas do país que tiverem acima de 100 colaboradores devem, por lei, cumprirem as normas da Lei 8213/91. Cabe ao Ministério do Trabalho fazer a fiscalização desses estabelecimentos quanto a contratação de Jovem Aprendiz com dificiência.




Vagas para Jovem Aprendiz 2018 com deficiência: PCD
Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *